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O que são podcasts? Confira algumas estratégias efetivas para a produção

Você sabe o que são podcasts? Podemos dizer que a produção de conteúdo evolui a cada dia e os podcasts são mais uma estratégia para você oferecer conteúdos de valor a quem chega ao seu site.

E por que os podcasts são tão importantes? Bem, nós sabemos que nem todas as pessoas têm tempo para ler posts ou e-books, certo? No entanto, um podcast é um tipo de conteúdo que pode ser aproveitado até se você estiver no trânsito ou no trabalho. Daí você vê o quanto ele é importante para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado e sair na frente da concorrência, pois, para ouvir um podcast, basta você ter acesso à internet e pronto. Só conferir o seu conteúdo favorito.

No entanto, muitas pessoas ainda não conhecem as estratégias efetivas para a produção de podcasts e é esse o assunto do nosso post. Ficou interessado no tema do artigo? Então, acompanhe a leitura e aprenda tudo com a gente. 

O que são podcasts?

A produção de podcast é uma estratégia que beneficia as empresas. Primeiro, por ser um conteúdo simples. Em resumo, é um material em forma de áudio, semelhante ao que ouvimos no rádio. No entanto, há uma grande diferença. O podcast pode ser consumido quando você quiser, pois não há necessidade de ouvir ao vivo. Além disso, todo o seu conteúdo é feito sob uma determinada demanda, ou seja, é voltado para um público.

Também podemos dizer que os podcasts têm o conceito de audio marketing – ou marketing de voz. Isso significa que eles são uma grande oportunidade de comunicação,pois a proposta é levar mais informação ao público.

Além disso, os programas são mais criativos e, por isso, promovem o entretenimento das pessoas. Hoje, por exemplo, é mais fácil você encontrar um podcast sobre vários temas em sites e plataformas de áudio.

Outro detalhe que a gente deve destacar é que as empresas se beneficiam com os podcasts, pois a sua mensagem chega com mais facilidade às pessoas. É que, como já foi dito neste artigo, o podcast pode ser escutado quando e onde você quiser.

Sem contar que, para produzir um podcast, não é difícil. Você pode contar com empresas especializadas no assunto que têm redatores profissionais capazes de elaborar roteiros e narradores que podem gravar todo o conteúdo. 

Veja um exemplo de empresa que investe em podcast

Uma das empresas que incluíram o podcast em sua estratégia de marketing é a hoteleira Atlantica Hotels International. Os primeiros capítulos do programa foram narrados pelo ator e apresentador Marcelo Tas, conhecido por fazer campanhas de marketing para a empresa.

Os podcasts contavam histórias inusitadas vividas pelos funcionários do hotel. O objetivo era fazer com que os colaboradores ouvissem eles mesmos e também atrair a atenção dos hóspedes da rede.

E parece que deu certo, pois os colaboradores se engajaram mais nas atividades ao mesmo tempo em que os hóspedes curtiam o programa. 

Qual o tamanho do mercado?

Em 2019, o Brasil se consolidou como o segundo maior mercado de podcasts do mundo. Segundo dados do Spotify, 40% dos usuários da internet no País são ouvintes de podcasts. O Brasil só perde para os Estados Unidos em relação ao número de ouvintes.

Já em relação às produções, um recente estudo realizado pela Globo, em parceria com o Ibope, mostrou que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts na pandemia. A pesquisa ouviu mais de mil entrevistados e traçou um mapeamento dos fatores que potencializaram o consumo deste tipo de conteúdo.

De acordo com o estudo, dos quase 100 milhões de brasileiros que consomem alguma forma de áudio digital, 28 milhões já declararam ouvir podcasts, o que significa que as empresas estão certas em apostar nessa estratégia de marketing.

Abaixo, você confere algumas empresas que apostaram neste formato de conteúdo:

Natura

A Natura, como sempre, capricha em todas as suas estratégias de marketing. E com o podcast não poderia ser diferente. Desde o fim de janeiro deste ano, por meio da plataforma de cultura da empresa, a Natura lançou o podcast “Nos Encontramos na Música”.

Na primeira temporada, o programa trouxe vários convidados como Gilberto Gil, Linn da Quebrada, Emicida, Bia Ferreira, Karla Martins e Juçara Marçal. Eles falaram sobre assuntos que fazem parte do DNA da empresa, como diversidade, empoderamento, comunidade e, claro, cultura.

Forrest

A Forrest também produz podcasts autorais e em parceria com outras marcas. A agência trabalha em todas as frentes que vão desde o conceito, planejamento, roteiro, checagem e produção até o design de som e distribuição.

Em relação às produções, destacam-se “A Evolução do Marketing de Influência”, em que a proposta é mostrar o universo do marketing de influência para que as pessoas conheçam a origem desse modelo.

Outro podcast disponível é o Tecnofanias. Ele possui uma estrutura sonora cinematográfica e propõe um verdadeiro mergulho no lado B da tecnologia. Além disso, propõe várias reflexões sobre como a evolução tecnológica afeta o nosso dia a dia.

Quais são as melhores estratégias para produzir podcasts?

Para você que já se perguntou o que são podcasts e está aí curioso para saber como se produz um episódio neste formato de conteúdo, preste atenção nas nossas dicas:

1. Escolha um tema

O podcast precisa trazer valor à vida das pessoas e pode ter o intuito de informar, educar, entreter e até mesmo alertar sobre algum tema específico. Uma dica de ouro para você não errar no tema é escolher aquele que representa o nicho da sua empresa.

2. Escolha o tipo de podcast

Há vários formatos de podcast e para cada um há um tipo de planejamento. O formato entrevista, por exemplo, poderá ser feito com a participação de um especialista no assunto ou de uma personalidade.

Um segundo formato é o painel, que nada mais é do que contar com a participação de mais de um convidado que poderá debater um assunto. Esse é muito usado nos meios de comunicação, que têm a participação de quatro ou seis jornalistas em uma espécie de mesa-redonda. No entanto, para esse podcast, você irá precisar de um mediador e mais organização da sua equipe.

Outro formato usado por veículos de comunicação é o informativo. Ele lembra aquele jornal da manhã que a gente escutava no rádio, pois tem uma característica informativa onde compartilha notícias do dia.

E, por último, temos o formato individual. Esse dá menos trabalho. É feito por uma única pessoa que conduz todo o programa. Entretanto, o apresentador precisa entender da dinâmica do podcast e fazer dos episódios boas conversas com os ouvintes.

3. Pense no conteúdo

Depois do formato escolhido, é hora de pensar no conteúdo. O mais importante desta etapa é analisar os desdobramentos do tema do seu podcast. Por isso, estude sempre o assunto antes de produzir qualquer tipo de conteúdo.

4. Veja quem vai participar do programa

O programa será de entrevistas ou painéis? Caso a sua resposta seja afirmativa, você terá que convidar alguns profissionais. Procure por pessoas que entendam realmente do tema proposto e que passem a credibilidade que a sua empresa precisa.

5. Tenha bons equipamentos

O podcast não é feito apenas de profissionais, um bom roteiro e convidados. Você precisa contar com equipamentos como microfone, gravador de áudio, headphones ou headsets, um bom estúdio e softwares de gravação e de edição.

6. Edite

Depois de tudo produzido, é hora de editar o podcast. É nesta etapa que você cuidará para que o programa saia perfeito, sem erros de gravação. Portanto, se você não tiver ideia de como editar um podcast, o melhor que você tem a fazer é contratar um profissional para esse trabalho. Afinal, não dá para errar na etapa mais importante do seu programa, não é mesmo?

7. Publique o conteúdo

Você pode escolher agregadores de conteúdo como o Anchor, que publica o seu podcast em plataformas como o Spotify, ou subir diretamente no Spotify ou SoundCloud. Após realizada a publicação, divulgue o seu conteúdo nas redes sociais.

Agora que você aprendeu o que são podcasts e viu várias estratégias efetivas para produzir o seu, ficará mais fácil de elaborar um bom roteiro para o seu programa, não é? Podemos te ajudar com a oficina de podcasts da Forrest.

Se desejar desenvolver o seu projeto de podcast com uma empresa, conte com a Forrest. Possuímos experiência no assunto e estrutura completa para produção de podcasts que inclui todo o processo de pesquisa, roteiro, captação de áudio, mixagem e distribuição, além de, obviamente, construir a estratégia de divulgação do podcast.

Quer ver mais conteúdos sobre podcasts e outras mídias? Acompanhe o nosso blog.

Escrito por Forrest

Utilizamos dados para produzir nossa estratégia de marketing, para saber não só quantas pessoas acessam seu conteúdo, mas, verdadeiramente, quem são elas.

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