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O que são KPIs e como entender quais os mais importantes

Imagine que você está em busca de um curso de pós-graduação em gestão de negócios para adquirir novos conhecimentos e gerenciar a sua empresa da melhor forma. Dessa maneira, sua escolha não será baseada na descrição curta deste curso, mas sim a partir de uma análise da grade curricular da instituição de ensino que está oferecendo e o quanto ele te ajudará a alcançar os seus objetivos.

Essa análise é fundamental para entender quais serão os seus próximos passos, ou seja, se realmente iniciará o curso. Caso não realize nenhum dos passos citados anteriormente, além de se sentir frustrado, terá perdido valor e tempo em um investimento que não era o ideal para você.

É para te ajudar na estratégia de marketing e entender se as suas ações estão indo bem que existe o famoso KPI. Entenda mais sobre o assunto com o nosso artigo.

Mas o que são os KPIs?

Na tradução literal da palavra, KPI significa Key Performance Indicator, ou seja, Indicador-Chave de Performance. Essa é uma das formas de medir as ações de marketing para entender se elas estão chegando aos objetivos que são propostos pela estratégia.

O KPI é muito importante para o sucesso. De acordo com a Content Trends 2017, 78,1% das empresas que fazem a documentação correta e mais assertiva do planejamento se consideram bem-sucedidas, pois atingiram os seus objetivos. Enquanto isso, as que não fazem esse processo têm a porcentagem reduzida drasticamente para 25,2%. Ou seja, os dados não mentem: é fundamental colocar números nas suas análises e nos seus objetivos.

Essas informações são parte da estratégia, já que, a partir delas, é possível entender os resultados obtidos e mensurar se estão de acordo com o que está no planejamento ou se, em algum momento, será preciso mudar a rota.

Os KPIs são norteadores de estratégias, trazem um bom diagnóstico e fazem com que os gestores de marketing fiquem atentos e entendam a saúde da empresa, podendo contribuir com o seu crescimento.

E como escolher os melhores KPIs para a estratégia?

Existem algumas características que tornam o KPI algo bom e relevante para o planejamento, como:

1 – Relevância

Não adianta colocar uma métrica de vaidade, como número de curtidas na página, para se tornar um KPI do seu negócio. Você precisa ver o resultado do investimento, como peças vendidas, serviços contratados, expansão de loja, tudo isso dentro da estratégia.

Do que é válido ter milhares de compartilhamentos em publicações se eles não contribuem para resultados financeiros do negócio? É muito normal querer ver vários seguidores, vários likes nas publicações postadas e compartilhadas pelos usuários. Mas você precisa ter foco total no que realmente importa, no que trará resultados reais para o seu negócio.

2 – Ajudar em escolhas inteligentes

“O indicador-chave de performance que selecionei vai me ajudar a fazer escolhas inteligentes para o meu negócio?”

Essa é uma das perguntas que devem ser feitas, especialmente nesse período. Unir dados + informações + o melhor caminho é a combinação perfeita para se alcançar bons resultados.

3 – Periodicidade é uma das palavras-chave

Acompanhar constantemente o KPI é uma das formas de entender o que está funcionando, o que não está funcionando, prever qual será o retorno sobre o investimento (ROI) e se ele é realmente interessante. Essa análise é uma forma de olhar para o caminho e ajustar as peças que precisam ser reorganizadas e manter no lugar o que está dando certo.

4 – Ter importância para a base do negócio

Se você quer que o seu negócio se expanda e tenha outras redes espalhadas pelo país, por exemplo, a escolha do KPI fará diferença e vai te ajudar a alcançar o objetivo. Mas, além de saber como escolher, é necessário conhecer a categorização dos KPIs a fim de escolher o que melhor se encaixa no seu objetivo.

Conheça as categorias de indicadores de desempenho

Taxas de conversão, porcentagem de clientes ativos, número de lojas na rede, tamanho da cartela de consumidores da marca, abertura de e-mail marketing e o custo por lead são alguns dos diversos fatores que indicam o sucesso de uma estratégia.

Mas, para chegar ao sucesso, é preciso analisar o desempenho. E existem inúmeras possibilidades de análises disponíveis dentro dos KPIs – por isso é que eles são separados por categorias. Abaixo, você encontra uma seleção dos principais. Continue lendo para conferir.

  • Indicadores de produtividade

São os KPIs que mensuram o que é utilizado pela empresa para produzir um produto ou realizar um serviço. Eles podem ser a lucratividade, a capacidade de produção, o nível de qualidade e turnover, por exemplo.

  • Indicadores de qualidade

Esses KPIs são responsáveis por auxiliar na análise antecipada dos imprevistos ou erros que podem surgir no caminho e evitar que o percurso seja produtivo, reduzindo a qualidade da operação, serviço ou produto.

  • Indicadores de capacidade

Em quanto tempo é possível entregar um produto? Passar uma informação? Realizar um serviço? Esse KPI é necessário para entender a sua capacidade de entrega, como os exemplos citados, além de mostrar a competitividade da empresa.

  • Indicadores estratégicos

Por último, mas não menos importante, esses KPIs são capazes de mostrar cenários comparativos da empresa, apresentar como está o caminho para alcançar os objetivos e como estão as métricas pensadas para a estratégia.

Métricas e KPIs: afinal, qual é a diferença?

As métricas são números que a gestão de marketing usa apenas para medir, como a interação nas redes sociais, por exemplo. Mas, a partir do momento em que essa métrica se torna extremamente relevante a ponto de fazer diferença no negócio, ela passa a ser um KPI.  Entretanto, os KPIs não são a mesma coisa e nem podem se tornar métricas.

Entenda que as métricas são importantes porque vêm com dados baseados em situações reais e, quando combinadas com os indicadores, vêm com previsibilidade e contribuem com o crescimento e potencialização da empresa no mercado.

Os indicadores de sucesso são atingidos através dos KPIs

Mas, além dos KPIs citados acima, existe uma galeria muito interessante chamada KPI Library, onde você encontra vários tipos de indicadores que poderão fazer parte da sua estratégia.

O fato é que, para você decidir qual o KPI quer utilizar, precisa ter definido qual é o seu objetivo. Dessa forma, todas as ações serão voltadas para alcançá-lo e será muito mais simples saber por qual caminho seguir.

Por fim, para tudo caminhar conforme o planejado, é necessário você perceber e entender o quão importante é investir em uma agência que baseia suas ações de marketing em dados, como a Forrest. Aqui utilizamos as suas informações para produzir uma estratégia específica para o seu negócio que te leva para os resultados positivos.

Mande uma mensagem pra gente e vamos juntos alcançar os indicadores de sucesso.

Escrito por Forrest

Utilizamos dados para produzir nossa estratégia de marketing, para saber não só quantas pessoas acessam seu conteúdo, mas, verdadeiramente, quem são elas.

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