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O que é place branding e qual a importância para o turismo

Você sabe o que é place branding? Nem todas as pessoas têm o conhecimento do que se trata, mas nós estamos aqui para falar um pouco sobre esse conceito. Place branding pode ser definido como o marketing que valoriza as características de uma cidade, país ou estado. 

Ele é uma maneira diferente de divulgar uma região turística. No entanto, para que você entenda mais sobre esse assunto, acompanhe a leitura do nosso post e fique bem informado sobre essa estratégia que precisa ser adotada por quem valoriza o turismo.  

O que é place branding?  

As pessoas estão cada vez mais interessadas em viajar e conhecer culturas e locais. Isso facilitou o turismo em vários lugares no mundo. E, pensando em tudo isso, as cidades resolveram investir em estratégias para segmentar os seus espaços e mostrar o que elas têm de bom.  

E um desses métodos usados é o place branding. Ele reforça as características de um lugar e destaca as suas vantagens. Também mostra as atrações que estimulam o turismo local, fazendo com que os lugares sejam reconhecidos por um ponto turístico, atração ou valorização cultural. 

Por que investir em uma estratégia de place branding?  

Entre as principais razões para investir nessa forma de marketing, podemos destacar:  

  • criar uma identidade para o local turístico; 
  • aquecer a economia; 
  • estimular o orgulho dos moradores; 
  • melhorar a qualidade de vida das pessoas; 
  • aproximar a população.  

Como desenvolver o place branding?  

Veja como desenvolver essa modalidade na área do turismo: 

Envolva comunidade, associações e representantes públicos no projeto  

Para que você tenha sucesso em uma estratégia de place branding, é necessário envolver todas as pessoas no projeto. Portanto, converse com os moradores, as empresas interessadas no assunto, as associações de turismo e até artesanato e os órgãos públicos. 

Todos que se interessam no turismo devem ser convidados a conhecer o projeto e a participar com ideias. Assim, a comunidade ganhará com o trabalho voltado ao marketing. 

Invista em comunicação  

Saber se comunicar é o segredo para que qualquer projeto voltado à área do turismo dê certo. Portanto, invista no diálogo e amplie a comunicação. Para colocar em prática essa etapa, você pode agendar encontros presenciais ou virtuais. Use também o Facebook, WhatsApp ou o Instagram. Esses canais são excelentes para divulgar o trabalho.  

Tenha um propósito  

Para a estratégia de place branding dar certo, você precisa ter um propósito. Não dá para divulgar uma cidade ou região se você não se planejar. Por isso, conheça o local, veja se é seguro e se possui a infraestrutura que todos comentam.  

Também é importante checar se há eventos culturais, quando são realizados, que tipo de público eles atraem e se a cidade ou região tem hotéis e pousadas que comportam a quantidade planejada de turistas para receber. 

Tenha foco no que pretende divulgar 

Você não pode abordar muitos assuntos ao mesmo tempo. Se o seu objetivo é falar sobre um parque ecológico nacional, evite abordar outro assunto que não tem a ver com o parque. Tenha foco, pois esse cuidado vai ajudar as pessoas a se identificarem com a sua estratégia.  

Invista no digital para a estratégia de place branding  

Você pode investir em vários canais digitais para ampliar a sua estratégia. No blog, por exemplo, pode publicar conteúdo que vai ajudar os turistas que desejam conhecer a região.  

Imagine que essa estratégia é voltada para uma cidade turística do Sul do País. Um exemplo seria Gramado. Uma bela cidade que é conhecida por suas luzes de Natal e pela neve na época do inverno.  

Você pode investir em uma estratégia para orientar os turistas sobre o que não pode faltar na mala para passar os dias na cidade. Invista também nas redes sociais. No Instagram, por exemplo, você pode caprichar nas fotos, mostrar a beleza local e produzir conteúdo de valor. Já no Facebook, dá para valorizar a rede hoteleira, os pontos turísticos da região e também os principais telefones de contato para que o turista se sinta seguro na cidade.  

Conte com um bom influenciador 

Você sabia que você pode contar com um bom influenciador digital para divulgar o local turístico? Aqui, no blog, já divulgamos um artigo explicando como encontrar o influenciador ideal para a sua marca. Clique aqui para conferir.  

Quais cidades, estados e países aplicaram os conceitos de place branding no ambiente digital e se tornaram marcas globais ou locais?  

Cidades  

A cidade de Las Vegas é um exemplo de place branding. O local é conhecido pelo slogan “What Happens in Vegas”, que significa: “O que acontece em Vegas fica em Vegas”. A ideia é que tudo pode acontecer na cidade.  

Outros exemplos são as cidades de Curitiba e Fernando de Noronha que conseguem trabalhar bem as suas imagens para atrair turistas.  

Estados  

No estado de Minas Gerais, tem a região do Serro. É um local com serras, rios e cachoeiras que se destaca pela produção de queijos artesanais, considerados um patrimônio cultural de Minas. Só que o lugar é mais do que isso. Ele é para quem não tem pressa e deseja curtir momentos em família, com pessoas amigas e verdadeiras. É uma região onde você vê as tradições e é valorizada por meio do Instituto Estrada Real. 

Já no estado de Santa Catarina, a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí Açu (AMFRI) lançou em 2006 a marca Costa Verde & Mar. A ideia representa o destino turístico e aplica a estratégia do Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado (PEMTI). A marca atrai turistas de vários lugares que têm a curiosidade de conhecer boa parte do litoral de Santa Catarina.  

Países  

A França é famosa no mundo inteiro pela cidade de Paris. Após os ataques terroristas de 2015, o país investiu em uma comunicação estratégica para tranquilizar os turistas. No entanto, o anúncio de que Paris será a sede dos Jogos Olímpicos de 2024 fez com que a cidade desse início a um trabalho sustentável, promovendo as autenticidades dos bairros e a hospitalidade.  

No Brasil, o Rio de Janeiro celebrou o seu povo em seus 450 anos. Com o slogan “Viva a Carioquice”, o Rio criou uma marca que representa bem o carioca.  

Usando os algarismos 4, 5 e 0, foi criado um sistema aberto que formou um rosto sorridente para permitir a interferência de qualquer pessoa, criando novas marcas.  

Portanto, como você viu neste artigo, o place branding é uma estratégia importante para o turismo da região. Agora que você já sabe, que tal pensar no local onde você mora como marca? 

Como acréscimo aos conhecimentos sobre Place Branding indicamos a leitura do livro Place Branding no Brasil, do autor Caio Esteves. No livro, Caio mistura urbanismo e comunicação e conduz reflexões contemporâneas e pertinentes acerca do que nos rodeia.  

Gostou do conteúdo? Continue com a gente em nosso blog e aprenda mais sobre estratégias de marketing.  

Escrito por Forrest

Utilizamos dados para produzir nossa estratégia de marketing, para saber não só quantas pessoas acessam seu conteúdo, mas, verdadeiramente, quem são elas.

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