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Qual é a melhor estratégia de e-mails transacionais para um e-commerce?

Nem toda empresa utiliza e-mails transacionais para a sua comunicação. A maioria usa e-mail marketing padrão das prestadoras de serviço. Mas será que essa é a melhor estratégia para o seu e-commerce

Neste post, você vai ver que a criação de e-mails transacionais personalizados pode ajudar a empresa a ter credibilidade no processo de compra. Você saberá ainda o que são e quais são os principais e-mails transacionais que existem e como eles devem responder à jornada do cliente na empresa. 

Além disso, vamos apresentar alguns modelos de e-mails transacionais para compras de produtos e serviços. E então, ficou interessado em aprender um pouco mais sobre e-mails transacionais? Siga em frente com a leitura do conteúdo. 

O que são e-mails transacionais? 

E-mails transacionais são aqueles enviados para os clientes, leads ou a um inscrito do seu site para informar sobre algo que é do interesse dele. Portanto, e-mails transacionais são enviados após um evento envolvendo o usuário ou o cliente do site com a empresa. 

Quais os principais e-mails transacionais? 

Um bom exemplo de e-mails transacionais é quando o cliente faz uma compra e recebe um e-mail de confirmação. Esses e-mails também servem para confirmar pagamentos, envios de produtos, inscrições de cursos, etc. Outros exemplos são recibos de compra, alertas de serviço, mensagens de agradecimento de compra e notas fiscais. 

Como os e-mails devem responder a jornada do cliente? 

Em primeiro lugar, os e-mails transacionais são importantes porque são um ponto de contato com o cliente. Eles funcionam como uma mensagem de relacionamento que se assemelha a uma relação não comercial.

O que distingue o e-mail transacional do e-mail marketing comum é a sua natureza. O e-mail transacional é uma mensagem personalizada e individual. Ela é feita baseada na relação que já existe entre o cliente e a empresa ou a marca. 

Portanto, imagine que você é responsável pela gestão de marketing de um e-commerce. Para aliar o e-mail transacional à jornada de compra do cliente, você deve listar as etapas de prestação de serviços das empresas. 

Em seguida, liste as formas de relacionamento que podem gerar um e-mail. Organize tudo isso em um arquivo para que seja fácil elaborar algumas mensagens que poderão ser enviadas aos clientes.

Depois, escolha os tipos de mensagens que você deseja enviar e elabore os textos do envio. Ao cumprir essa etapa, escolha uma ferramenta de controle e faça automaticamente o envio das mensagens. 

Você também deve ser: 

Específico no texto 

Os e-mails transacionais devem cumprir o que foi prometido no assunto. Portanto, seja específico. Nesta etapa é importante apresentar as informações que o cliente ou o lead realmente esperam. 

No entanto, você pode até falar sobre assuntos extras, mas esses devem ter pouco destaque. Desta maneira, você evitará que o seu e-mail transacional se torne promocional. 

Inclua informações de contato 

Um e-mail transacional deve ter todas as informações de contato que o cliente ou lead precisa. Por isso, informe um e-mail para um endereço válido. 

Você também pode incluir o número do WhatsApp da empresa para que o cliente ou o lead saiba que há facilidade na comunicação. 

Pense nos dispositivos móveis 

Há alguns e-mails simples como os que servem para confirmar a inscrição em newsletter, por exemplo. Entretanto, há outros mais elaborados e que você pode incluir tabelas, produtos que foram comprados e até outros elementos. 

Nos dois casos, é importante pensar em um template que seja responsivo, ou seja, que abra de maneira correta no tablet, computador e celular. Isso também é importante para o Google, pois ele poderá rankear melhor o site da sua empresa. 

Além disso, quando pensamos em um template responsivo para os e-mails transacionais, mostramos que valorizamos a experiência do cliente ou do lead que, muitas vezes, acessa esse e-mail pelo tablet ou pelo celular. 

Personalize o seu e-mail 

Outra dica é personalizar os e-mails transacionais. Portanto, coloque o nome do destinatário. No caso de e-mails relacionados às compras, inclua o nome e a foto do produto. 

Mantenha a sua identidade visual 

A sua marca tem logo, cores, formas, fonte e linguagem, certo? Os seus e-mails transacionais precisam seguir esse mesmo modelo para que clientes e leads identifiquem que é da empresa que você representa.

Portanto, vale a pena contratar profissionais de designer ou uma agência de marketing para ajudar com o layout do e-mail transacional e assim conquistar cada vez mais clientes.

Quais os modelos de e-mails transacionais para compras de produtos e serviços? 

Veja alguns exemplos de e-mails transacionais: 

1 –  E-mail sobre assinatura encerrada  

Sua assinatura (nome da sua empresa) encerrou

Logo da sua empresa

Olá, (nome da pessoa). A sua assinatura (tipo de serviço) encerrou. Agradecemos por usar (tipo de serviço). Esperamos voltar a vê-lo(a). 

Se acha que isso ocorreu por engano ou se deseja encerrar a sua assinatura, você pode voltar a assinar a qualquer momento. 

Obrigado(a), 

(nome da sua empresa)

Este e-mail é de notificação automática e o remetente não recebe mensagens por e-mail. Favor não responder essa mensagem. Se precisar de ajuda adicional com o seu serviço, acesse o Serviço de Ajuda e Atendimento ao Cliente da (nome da empresa) .

(Finalize o e-mail com os dados da empresa)

2 –  E-mail sobre confirmação de envio de produtos

(logo da empresa)                       Confirmação de envio – Pedido número (X)

Olá, (nome da pessoa destacado).

Agradecemos por comprar (nome da empresa ou site). Sua compra foi enviada e já está a caminho. Isso conclui o seu pedido.

Se você desejar devolver um dos itens enviados ou gerenciar outros pedidos, por favor, acesse (local no site onde estão registrados os pedidos do cliente), no site (endereço do site da empresa).

_________________________________________________________________________

A data prevista para a entrega é: (coloque a data)

(insira um botão que rastreie o seu pedido)

Uma pessoa maior de idade precisa estar presente para receber o pedido (destaque essa frase no e-mail)

O pedido foi enviado para (nome do cliente e cidade onde ele mora).

Como você viu nos exemplos acima, é muito fácil redigir e-mails transacionais para um e-commerce, não é mesmo? Você também aprendeu porque é importante investir nesses e-mails e como utilizá-los em sua estratégia de marketing. 

Para continuar bem informado com a gente e aprender mais como trabalhar o marketing digital no seu e-commerce, acesse sempre o nosso blog e confira mais conteúdos como esse

Escrito por Forrest

Utilizamos dados para produzir nossa estratégia de marketing, para saber não só quantas pessoas acessam seu conteúdo, mas, verdadeiramente, quem são elas.

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