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Ações de marketing digital que são cringe

Você que começou a investir em marketing digital já deve ter visto por aí algumas pessoas oferecendo compra de seguidores e ferramentas de automação para o Instagram. Você sabia que essas são algumas estratégias consideradas obsoletas?

Neste post, vamos explicar quais as ações de marketing digital que são consideradas cringe. Você também vai entender que cada negócio possui as suas especificidades, canais e métricas. 

Por isso, não vale a pena você seguir as pessoas que insistem em ensinar o marketing da maneira errada, pois nem toda estratégia dará certo para o seu tipo de negócio. 

Portanto, quer entender quais ações de marketing digital são cringe e por que você deve evitá-las? Então, siga com a leitura do nosso artigo. 

O que são estratégias consideradas cringe? 

Cringe é uma gíria da língua inglesa. O termo é usado por jovens brasileiros da geração “Z” e se refere a algo ou alguém que causa constrangimento ou desconforto. No entanto, também é utilizado para designar “coisas” ultrapassadas. 

No caso das estratégias de marketing, quando dissemos que elas são cringe, significa que são obsoletas, ou seja, quando o marketing digital surgiu e poucos utilizavam essas estratégias, elas até faziam sentido. Mas, nos dias de hoje, elas mais prejudicam do que ajudam, pois os algoritmos do Google e das redes sociais estão cada vez mais inteligentes e identificam quando uma ação é feita por um ser humano ou por um robô. Portanto, não vale a pena investir em ações de marketing obsoletas. 

Quais são as estratégias de marketing digital que não são recomendadas? 

Há algumas técnicas que não entregam resultados por estarem obsoletas em razão de regras, legislações, falta de propósito ou por não gerarem métricas confiáveis. Veja os exemplos: 

Automação do Instagram 

O que é automatizar? É uma ação feita por robôs, certo? E, por isso, você perde a humanização no atendimento, pois as pessoas percebem que quem está ali não é um ser humano. 

Desta forma, o Instagram trabalha no piloto automático. Porém, o discurso robotizado para Joana não terá o mesmo efeito para Maria, ou seja, a automação é falha. Por isso, as estratégias feitas por um ser humano ainda contam e são mais eficientes. 

Disparo de e-mail marketing

O disparo de e-mail marketing sem estratégia não terá o efeito que você precisa nas ações de marketing digital. Mais do que programar e-mails, é importante pensar em entregar conteúdos de valor para os inscritos da sua lista. 

Vamos pensar que você trabalha para uma empresa que oferece gerenciamento de redes sociais. Você pode entregar conteúdos específicos que ajudam o seu cliente a entender a importância de contratar um profissional especializado em gestão de conteúdos. 

Mas lembre-se: não se pode disparar e-mails todos os dias e encher a caixa de entrada dos leads com as informações. Caso isso aconteça, você vai correr o risco de ficar sem o inscrito e ainda a empresa ser vista como a “chata” por disparar e-mails todos os dias.  

Compra de mailing

Outro detalhe importante sobre o e-mail marketing é a compra de mailing (lista de e-mail ou de contatos). Você não deve comprar listas para promover a sua marca. Além de desrespeitar os princípios básicos das ações de marketing, você perde o engajamento, já que muitas pessoas da lista não conhecem a marca e/ou o produto vendido.

Além disso, antes de enviar e-mails, você precisa conhecer o Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing (CAPEM).

Esse código regulamenta as ações relacionadas aos envios de e-mail. Aprovado em 2010, uma de suas normas se refere ao spam, ou seja, envio de mensagem não autorizada pelo destinatário. 

Assim, ao utilizar listas de e-mail compradas e enviar mensagens, você fará spam, o que não é recomendado. 

Sorteios de produtos 

Ainda hoje há muitas empresas que sorteiam produtos ou serviços no Instagram para atrair clientes. Entretanto, essa é uma das estratégias de marketing digital consideradas cringe. 

O sorteio atrapalha o crescimento do perfil na rede, pois as pessoas vão interagir com a sua marca apenas porque você sorteia algo e não porque elas estão interessadas nos seus produtos ou serviços ou no seu conteúdo. 

Ademais, de acordo com a Lei n º 13.756, para que o sorteio seja legal, é necessário ter autorização do órgão competente. No entanto, o sorteio é algo que não compensa, pois além de prejudicar as suas estratégias no Instagram, você terá que contar com uma orientação jurídica para que a ação seja realizada de acordo com a lei. 

Compra de seguidores 

A compra de seguidores é outra estratégia cringe no marketing digital que não funciona. Quando você compra seguidores, é como se tivesse pessoas “fantasmas” no seu perfil. 

Não há interação nas postagens e isso é ruim porque, se ninguém curte, comenta ou compartilha o seu conteúdo, significa que ele é ruim. No final, o algoritmo do Instagram poderá te punir, pois, se não há reações, ele entenderá que o seu conteúdo não agrega valor às pessoas. 

Outro detalhe importante é em relação às vendas. Você não pode ter um Instagram com mais de 10 mil seguidores só para mostrar às outras pessoas. Pensar dessa forma é querer uma métrica da vaidade. 

Você precisa de um perfil com seguidores engajados, apaixonados por sua marca e que compram os seus produtos ou serviços.  

Mensagens em massa no WhatsApp

Outra estratégia de marketing digital que prejudica a reputação da empresa ou o profissional são as mensagens em massa no WhatsApp. Ninguém gosta de receber promoções ou links de produtos ou serviços sem pedir. 

Portanto, nem pense em mandar mensagem em massa, pois você vai atrapalhar a divulgação da sua empresa e ela ainda poderá ser lembrada como uma organização chata.  

Apenas tráfego orgânico

Investir em tráfego orgânico com criação de conteúdo e estratégias de Inbound Marketing são ações essenciais e que funcionam no marketing digital. Porém, também é necessário pensar no tráfego pago.

Neste caso, uma agência de marketing poderá te ajudar em relação ao trabalho e trazer muitos clientes para a sua zona de conversão. 

Grupos de engajamento para o Instagram 

Voltando ao Instagram, muitos ainda investem em grupos de engajamento. A estratégia, embora pareça boa, não funciona. Pense: você faz parte do grupo e aquelas pessoas só curtem, compartilham e comentam a sua postagem por obrigação. 

Elas não fazem isso porque gostam do seu conteúdo ou pretendem comprar os seus produtos ou serviços. Então, o que adianta você ter um perfil com muitos seguidores e não ter o retorno financeiro? 

Outro detalhe é que os grupos de engajamento derrubam o seu alcance e prejudicam a sua conta no Instagram, pois, quando as primeiras pessoas curtem, comentam, salvam e compartilham as suas postagens, o Instagram entrega primeiro o seu conteúdo para as pessoas. Quanto às outras, ele reduz o alcance. 

Mas não é só isso. A situação piora se você sair do grupo. Como não terá mais interações no seu perfil, o algoritmo entende que o seu conteúdo é ruim. Portanto, você perde alcance e não consegue crescer a sua conta como gostaria. 

Por que é importante ter um plano de marketing? 

Um plano de marketing digital ajuda a traçar as melhores estratégias para que a empresa consiga atingir os seus objetivos. Além disso, ele é importante porque envolve planejamento e ações que realmente funcionam. 

No entanto, para que esse plano de marketing dê certo, é importante que ele seja feito por profissionais qualificados que irão definir as melhores estratégias e métricas para mensurar o sucesso do produto ou serviço. 

Agora que você aprendeu quais ações de marketing digital são cringe, você deverá evitá-las. Afinal, não vale a pena investir em estratégias que não te ajudam a conquistar clientes e a vender os seus produtos ou serviços. 

Gostou do conteúdo? Leia o nosso próximo post sobre a automação do marketing e a síndrome do balde furado

Escrito por Forrest

Utilizamos dados para produzir nossa estratégia de marketing, para saber não só quantas pessoas acessam seu conteúdo, mas, verdadeiramente, quem são elas.

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